Educação para o trânsito também é educação para o álcool.


Álcool: impossível a nossa cultura proibir, mas tem como reduzir os danos 


Educação para o trânsito também é educação para o álcool.

Ano novo e carnaval são os períodos que mais ocorrem acidentes nas estradas com óbitos. O álcool, sem dúvida é o maior responsável, principalmente em excesso ou misturas não recomendadas. Então, para reduzir danos vamos aprender o que é essencial, e vital, sobre o uso do álcool.
O álcool é um psicoativo legal e como todos outros legal/ilegal, deve ser usado com responsabilidade e equilíbrio. Como? Listamos sucintamente aqui:

1) As respostas emocionais e comportamentais são muito variadas entre os indivíduos. Assim cada um tem que conhecer as consequências e vulnerabilidades que o álcool produz no seu organismo.

2) O álcool inibe a metabolização no fígado, pois é uma das substâncias que mais exige o trabalho de biotransformação e a disponibilidade de substratos (ex enzimas) para as reações. Então lembre-se, quanto menos misturas melhor será para o seu figado e saúde. 

3) Como o álcool exige muito do fígado qualquer substância usada em conjunto corre o risco de: 1) Não fazer efeito por ser uma substância que precisa da biotransformação no fígado, para produzir seu efeito; ou 2) Fazer efeito mais intenso e por mais tempo, por não sofrer metabolismo no figado, sobrecarregado pelo álcool, necessário para sua eliminação e término dos efeitos (denominado na farmacologia de meia-vida).

**Isto não impede que, ao sentir-se muito estimulado ou trêmulo pelo efeito dos estimulantes por ex, use com intuito de diminuir a excitabilidade do sistema nervoso. Conhecido nas baladas "para baixar o efeito". Importante: não exagere o uso combinado de um estimulante + depressor pode causar uma resposta inesperada e individual, por exemplo convulsão.

4) Não faça uso de álcool e paracetamol. Os dois competem pelas mesmas enzimas no fígado. E se fazer uso de algum anti-inflamatório, o mais indicado com álcool é o ibuprofeno. O diclofenaco (cataflan, voltaren) não são recomendados, pois tanto o álcool como estes anti-inflamatórios agridem a mucosa do estômago. Se tem gastrite ou úlcera estomacal, nem pensar;

5) Apesar de ouvirmos opiniões que não são eficientes os produtos farmacêuticos com aminoácidos, ex. epocler (contém 3 aminoácidos: dl-metionina, colina e betaína), para proteger o fígado ou tratar a ressaca, isso não procede. Exemplo, a acetilcisteína, o antidoto específico para intoxicação por paracetamol. Esta produz no organismo o aminoácido L-cisteína, indispensável como antioxidante e protetor das células do fígado danificado pela oxidação produzida pela overdose de paracetamol * Então estes produtos podem ser usados antes da ingestão de álcool, como protetores ou na ressaca.

6) É muito comum o uso de cocaína com álcool, para produzir um equilíbrio depressor/estimulante. Cuidado, pois apesar de já existirem estudos, pouco se sabe a importância e os danos reais causados pelo "cocaetileno". Metabólito formado, já no interior do organismo, pela biotransformação do álcool + cocaína. Que é bem mais potente que a cocaína "in natura", que foi introduzida no organismo. Semelhante efeito, só mesmos intenso, é a combinação álcool (vodca) + energéticos.

7) Finalmente, e mais importante, é lembrar que o álcool é o maior causador de acidentes e mortes no trânsito. O álcool é um estimulante e depressor potente do sistema nervoso central, e a intensidade da depressão depende da quantidade ingerida, teor alcoólico e características individuais. Ao ingerir o álcool, mesmo que você sinta-se bem e alerta, existe um diminuição significativa do foco e alerta, e dos reflexos sensoriais e comportamentais. Ou seja, neste caso, ocorre um retardo na transmissão das informações sensitivas, do meio externo para o cérebro. E deste modo, também um retardo na execução das respostas neurocomportamentais, ou execução dos comandos do sistema nervoso.

* Em caso de ingestão excessiva do álcool, com excessivo torpor e sedação, coloque a pessoa deitada em lugar sem riscos. Faça-a ingerir bastante líquidos, pode ser com um pouco de açúcar (glicose), para acelerar a metabolização. Coloque o individuo com a cabeça um pouco mais elevada e coloque-o de lado, e não barriga para cima. Como os reflexos estão alterados, pode ocorrer aspiração para o pulmão de conteúdo estomacal durante o vômito,  e asfixia. 

Alegria, redução de danos e um ótimo carnaval para todos!!

Texto -  Vanusa Maria Bispo: editora da página redução de danos (@Redução de Danos,) neurocientista e professora de Neuropsicofarmacologia (UDESC).

Comentários