Manual de Suporte Psicodélico 2017 - MAPS

O Manual de Suporte psicodélico é uma excelente ferramenta para Redução de Danos, fornecendo uma visão abrangente sobre como as pessoas podem prestar cuidados compassivos e seguros às pessoas que sofrem experiências psicodélicas difíceis durante festivais e eventos de música de grande e pequena escala.
NAOTO HATTORI • Mind Form 03, 2012

Embora idealizados para a produção de serviços formais em eventos maiores, muitas das recomendações são úteis para qualquer evento, e número de participantes, onde os psicoativos supostamente serão consumidos.

Em 1998, quando publicaram as "Perguntas mais frequentes sobre crises psicodélicas" (Psychedelic Crisis FAQ), haviam poucos recursos publicamente disponíveis que descreviam como ajudar as pessoas com suas experiências psicodélicas. Ao longo do tempo estes espaços de apoio psicodélico não foram disponibilizados nesses eventos, apenas em eventos importantes as tendas de cuidados médicos-psicológicos eram esporádicas para pessoas que experimentavam "viagens ruins" (bad trip).

Este manual mostra o quanto a arte e a engenharia dos serviços psicodélicos, e de suporte, evoluíram ao longo dos últimos vinte anos, e define uma nova abordagem sobre como esses serviços devem ser realizados e o que eles podem realizar.

Os serviços de cuidados psicodélicos nos festivais são cada vez mais importantes e necessários, à medida que uma variedade crescente de drogas psicoativas se torna disponível, e a crescente presença de novas substâncias psicoativas complica e dificulta todos os aspectos do atendimento médico e psicológico.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, mais de 250 novas substâncias psicoativas apareceram no mercado internacional entre 2000 e 2013. Os grandes festivais são os locais onde os usuários (muitos deles jovens) acham novos psicoativos, independentemente da identidade exata da droga, toxicidade ou o resultado do uso. 

Os organizadores e os redutores de danos devem estar nestes locais para ajudar a cuidar, e transformar situações estressantes em experiências positivas, proporcionando um contexto seguro e, principalmente, suporte sanitário de qualidade. Baseando-se na ideia de que o "set" e o "setting" são importantes, os últimos cinquenta anos nos ensinaram que a sabedoria com a qual esses desafios são abordados pode fazer a diferença, entre a angústia psicológica/física e experiências enriquecedoras.

Embora não seja a norma, viagens "difíceis" ou "ruins" não são raras. Uma pesquisa de 2006, com os seguidores do site Erowid.org, mostrou que 14,5% dos usuários de LSD relataram ter tido pelo menos uma experiência "muito" ou "extremamente" ruim. Outros 20,8% relataram experiências ruins "suaves" ou "pequenas". E mesmo em contextos de pesquisas onde psicodélicos são administrados sob condições controladas, essas experiências são bastante comuns.

Na pesquisa publicada em psicofarmacologia por Griffiths et al. Em 2011, 39% dos adultos selecionados como experientes, no uso de uma dose elevada de psilocibina, apresentaram "níveis extremos de medo, medo da insanidade ou sentindo-se preso " em algum momento durante uma sessão. No entanto, esses períodos de medo intenso, na companhia de um profissional/técnico treinado levou 90% dos entrevistados a reportar maior bem-estar e satisfação com a experiência.

Usuários experientes sabem que mesmo ensaios terríveis, sob a influência de psicodélicos, empatógenos ou cannabis, podem levar a resultados positivos. E, quando perguntados sobre experiências passadas ao longo de suas vidas, com o uso de psicodélicos, como parte de um estudo piloto do "Ciclo de Sabedoria" (Wisdom Cycle Survey de Erowid), mais de 80% dos idosos disseram que suas difíceis experiências psicodélicas também foram benéficas em algum grau. E, sugere-se neste estudo, que estes também podem ensinar e ajudar os jovens de hoje a navegarem melhor em seus estados psicodélicos.

Os autores argumentam que os produtores de festivais e os redutores de danos devem oferecer, e preocuparem-se, com os cuidados médicos básicos e suporte psicológico para todos os participantes desses eventos festivos.
"Evitar danos físicos aos eventos não pode mais ser visto como a "única" medida de sucesso relacionada à saúde."
Um valioso documento de saúde pública que reúne especialistas em planejamento de eventos, terapia e intervenção de crise, para criar um plano de cuidados psicodélicos e um plano de produção para festas e festivais, de pequeno e grande porte, melhorando os resultados de acordo com a lei e implementando e facilitando serviços médicos de qualidade.

Este manual é um passo importante no contexto sociocultural e na evolução, para tornar os participantes de festivais mais saudáveis, seguros e felizes.

Compartilhe este manual, e converse com os organizadores de eventos sobre a disponibilidade destes suportes de redução de danos em festas/festivais que você pretende ou está participando. É um direito seu.

Manual de suporte psicodélico
Segunda Edição (2017) Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS)
Baixe aqui: The Manual of Psychedelic Support Second Edition (2017)


Vanusa Maria Bispo: editora da página redução de danos (@Redução de Danos)  e Psciece Blog, neurocientista e professora de Neuropsicofarmacologia (UDESC).

Comentários